domingo, 3 de novembro de 2013

Yamandu Costa & Dominguinhos 


Yamandu Costa e Dominguinhos: 
excelência de cordas e teclas em DVD

RIO - O Rio Grande do Sul dista quilômetros de Pernambuco, e a música gerada pelos artistas dos dois estados, em princípio, também não conserva muita proximidade. No palco, porém, o som produzido pelo gaúcho de Passo Fundo Yamandu Costa e o pernambucano de Garanhuns Dominguinhos faz desaparecer qualquer fronteira, tamanha a inteiração dos diálogos de harmonias e melodias que travam. Sem extras, o DVD (Biscoito Fino) que registra o show no Auditório Ibirapuera, em São Paulo, se limita ao encontro do fenômeno da música instrumental com o veterano cantor e compositor. Com fartos closes nos dedilhados do violão de 7 cordas e da sanfona de 120 baixos, o lançamento ganha ares de vídeo-aula. Nos xotes, Yamandu forja a zabumba num violão percussivo. Em troca, Dominguinhos faz de orquestra sua sanfona para compor uma cama perfeita para os voos do parceiro.
Entre uma e outra canção, nas poucas cenas de bastidores, Yamandu lembra o dia que conheceu Dominguinhos. Era um improviso de instrumentistas, e quando sobrou para mim entrei com tudo, mil notas por segundo para impressioná-lo , conta. Aí foi a vez do Dominguinhos, que tocou apenas quatro notas... Naquele momento, entendi o que era tocar .
Yamandu se entrega de tal forma em sua performance que faz até quem não tem na música instrumental o cardápio preferido se impressionar com a execução. Mais contido no palco, o não menos virtuoso Dominguinhos, um verdadeiro safona hero, tem nos versos de composições como Eu só quero um xodó e Tenho sede o carro chefe de sua popularidade. Nenhum desses sucessos estão no DVD, registre-se. No show predominantemente instrumental, sua voz potente e marcante só aparece em Tesouro e meio (Luiz Gonzaga). Antes de executá-la, revela ao público como começou a soltar a voz, conselho do Rei do Baião: Ajeite sua voz com sua sanfona, que eu já fiz muita pirueta com a minha e só fui fazer sucesso quando passei a cantar . Yamandu arrisca cantar numa faixa, Negrinho do pastoreio (Barbosa Lessa). As melodias de Estrada do sol (Tom Jobim e Dolores Duran),Wave (Tom Jobim), Odeon (Ernesto Nazareth e Vinicius de Moraes), João e Maria (Sivuca e Chico Buarque) e Asa Branca (Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira) ganham execução nas cordas e teclas. Da própria lavra, apenas uma de cada, Te cuida, rapaz (Dominguinhos e Anastacia) e Bagualito (Yamandu Costa), e a parceria Bonitinho (Yamandu e Dominguinhos). 

Fonte:Leandro Souto Maior, Jornal do Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário