domingo, 29 de setembro de 2013

Elis Regina
Programa Ensaio TV Cultura 1973



Muito já se viu e ouviu sobre Elis Regina. Falar que esta é uma das melhores intérpretes de todos os tempos e que sua voz é eterna é cair em lugar comum. O fato é que tudo isso é verídico e o lançamento do primeiro DVD da cantora é, no mínimo, uma boa notícia.
O conteúdo do DVD é o programa “Ensaio” gravado pela TV Cultura em 1973, que pode ser visto na íntegra ou a entrevista e o show separadamente. As imagens e o áudio foram restaurados, resultando num bom trabalho realizado pela Trama e permitido pela tecnologia atual, preservando o material original.
Entre as diversas composições, pelas quais Elis passeou e deu vida como se fossem suas, estão canções de Gilberto Gil, Marcos Valle, Edu Lobo, Chico Buarque, Baden Powell e o também eterno Tom Jobim, entre outros.
A ousadia, a tristeza e a alegria da Pimentinha se intercalam e trazem à tona toda a emoção dessa mulher que viveu à flor da pele. A entrevista e as músicas que compõem o programa demonstram um clima triste e nostálgico.
Não se pode negar a beleza das composições imortalizadas pela cantora, como “Preciso Aprender a Ser Só” ou “Atrás da Porta”, mas tamanha melancolia só é suportada por fãs de carteirinha. Entretanto os demais mortais não precisam se assustar, pois também há canções como “Upa Neguinho” e “Águas de Março”, além de, claro, valer pela história de vida da artista, que se mistura com a própria história da MPB e da Rádio Nacional.
Track List
01. Doente. Morena Gil/Machado
02. Ladeira da Preguiça. Gil
03. Boa Noite, Amor. Abreu/Mattuso
04. Preciso Aprender a Ser Só. Marcos Valle/Paulo     Sergio Valle
05. Upa. Neguinho Lobo/Guarnieri
06. Formosa Powell. De Moraes
07. Estrada do Sol. Jobim/Durán
08. Medley: Vou Deitar e Rolar (qua qua ra qua quá) Powell/Pinheiro
09. Aviso aos Navegantes. Powell/Pinheiro
10. 20 Anos Blues. Martins/Costa
11. Atrás Da Porta. Buarque/Hime
12. Cançao Do Sal. Nascimento
13. Cais Nascimento. Bastos
14. É Com Esse Que Eu Vou. Pedro/Caetano
15. General Da Banda. Silva/Alcides/de Melo
16. Águas de Março. Jobim
17. Meio-de-Campo. Gil
18. Folhas Secas. Cavaquinho/de Brito
Catia Dechen - Redação TDM. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário