Quando em 1840 o Belga Adolphe Sax inventou o saxofone imaginou adicionar um som mais grave na secção de instrumentos de sopro das orquestras.Apesar do entusiasmado apoio de Hector Berlioz, Mussorgsky e Percy Grainger o sax não se tornou um componente importante da música clássica e ficou confinado as bandas militares até ser adotado por alguns conjuntos de Jazz. A flexibilidade musical e a disponibilidade dos registros alto, tenor e baritono tornaram-se um atrativo para os músicos de Jazz. O sax soprano permaneceu em relativa obscuridade até que John Coltrane começou a tocar nos anos 60. À medida que o Jazz tinha uma maior divulgação o sax passou a ser um dos instrumentos mais proeminentes. A era das Big Bands criou a sua própria constelação de saxofonistas mas o advento do bebop nos anos 40 e o prodigioso Charles Parker fez surgir uma nova era para o saxofone.
Os anos de ouro do saxofone começaram e uma corrente de músicos talentosos expandiram as possibilidades do instrumento até o limite, de Sonny Rollins e Stan Getz até Cannonbal Adderley, Hank Mobley e o super influente Coltrane. Ornette Coleman ajudou a divulgar a onda do Jazz avant-garde, Wayne Shorter levou o jazz do hard bop a fronteira do fusion e Archie Shepp usou o instrumento como uma ferramenta política para a liberação dos Afro-americanos.Até os dias de hoje com a nova geração de saxofonistas o instrumento continua tendo um lugar de destaque no Jazz e na música instrumental em geral. Clique nos links para conhecer o trabalho dos saxofonistas
Eddie Lockjaw Davis,Hank Mobley,Joe Lovano, Gerry Mulligan, Jan Garbarek,
John Coltrane, Ornette Coleman, Scott Hamilton, Sonny Rollins, Stan Getz,
Stanley Turrentine, Wayne Shorter e Zoot Sims.
Olmir, adoro jazz... e recentemente recebi a indicação de uma amiga de um nome italiano, chama-se Nicola Conte, é música de muito boa qualidade... veja!
ResponderExcluirNão me canso de ouvir o Coltrane em Kind of Blue, A Love Supreme... sou amarradaço no disco GETZ/GILBERTO. A frase inicial de Getz (quando ele entra, após Astrud cantar) me arrepia os nervos. O sax é muito bonito.
ResponderExcluirAbraços